3 min de leitura

Conta de padaria

O maior desafio dos empreendedores brasileiros não é gerar receita, nem inovar; ainda é fazer o controle contínuo do dinheiro que entra e sai

Ana Julia Ghirello
29 de julho de 2024
Conta de padaria
Este conteúdo pertence à editoria Finanças e ESG Ver mais conteúdos
Link copiado para a área de transferência!

Faz quatro anos que a abeLLha acelera e desenvolve negócios como foco em retorno e impacto positivo para a sociedade. Trabalhamos auxiliando empresa tradicionais, startups e empreendedores (da favela ou do asfalto!) a crescerem seus negócios e alcançarem seus objetivos (financeiros e pessoais). No início da pandemia, apoiamos gratuitamente quem batesse à porta.

São quatro anos de muito aprendizado empírico.

Da empresa que fatura mais de R$500k ao mês ao profissional que vende frango assado em sua lojinha na favela, um dos maiores desafios que vemos nos empreendedores é saber “fazer conta de padaria”: controle contínuo do dinheiro que entra e do que sai.

Talvez porque educação financeira não faça parte da maioria dos lares e também não esteja presente no currículo escolar brasileiro. Talvez porque a vida e a situação financeira da maioria é gastar o que se tem para colocar a comida na mesa.

Porém, pensando no caso dos empreendedores que acompanhamos ao longo dos anos, o maior desafio seria a dificuldade em manter a disciplina no planejamento e acompanhamento financeiro básico: saber planejar as entradas de caixa (receitas) e as saídas (despesas), com disciplina e pé no chão.

Curiosamente, não observamos dificuldade para gerar receita. Eles enxergam os problemas, as oportunidades, vendem e inovam. Mas, na hora de saber a quantas anda a saúde financeira… se enrolam.

Tem gente que mistura caixa da empresa com vida pessoal. Tem gente que tem preguiça de anotar as coisas. Tem gente que anota 80% das receitas ou despesas. Tem gente que ama fazer projeções financeiras lindas, mas que não correspondem à realidade operacional ou de mercado.

Muita gente acha que isso depende de saber operar o Excel, ser “de exatas”, mas se engana. O domínio aqui tem a ver muito mais com disciplina e menos menos com saber fazer conta e dominar software. É mais sobre ser caxias, anotar tudo, todo dia, passar tempo olhando para os números e para o mercado. Conheço empreendedor que dominou esse processo usando livro-caixa vendido em papelaria!

EMPREENDER É ADMINISTRAR

Poucos falam sobre o quão bom gestor você tem que ser quando empreende (se fala muito mais sobre inovar e tecnologia!) e como isso pode ser, na realidade, uma tarefa simples e que é fator decisivo no sucesso da sua empresa.

Então, se você empreende e esse lance dos números não é “”seu rolê””, traga alguém que cuide disso para você. Ou contrate uma empresa que presta esse serviço. Mas saiba sempre como está a relação de receita versus despesa, se está perdendo caixa ou ganhando caixa, se tem fluxo para “x” meses e seus principais indicadores.

E para você, empreendedor de começo de jornada, te dou aqui um template, um passo a passo com instruções simples. Você vai ficar fera no planejamento financeiro.”

Ana Julia Ghirello
Ana Julia Ghirello é CPO (executiva-chefe de produto) do Telecine e fundadora da abeLLha, aceleradora de startups e consultoria de metodologias ágeis em empresas estabelecidas.

Este conteúdo está tagueado como:

Deixe um comentário

Você atualizou a sua lista de conteúdos favoritos. Ver conteúdos
aqui